quarta-feira, fevereiro 16, 2005

1 a 10 versos de ouro

1. Honra em primeiro lugar os deuses imortais, como manda a lei.

i
deuses têm sempre lugar à minha mesa
pois limitam-se a receber as oferendas
com as quais lhes ofereço o que como
ii
deste modo nunca a eles faltará nada
mesmo quando eu não tiver de comer
entregue a jejum ou apenas abstinência
iii
os deuses saberão interpretar a diferença
e talvez um dia tenha a revelação divina
de como comer como comem Ambrósia

2. A seguir, reverencia o juramento que fizeste.

iv
jurei o segredo será secreto e morrerá
só depois de eu ter morrido sem saber
ser possível um dia ser tornado público
v
pois é tão simples como a inocência
tendo a beleza evidente derramada
pelos olhos quando mostram o olhar
vi
a oração faz-se para dentro erguendo
o corpo ao ritmo da vida caminhando
ao encontro da verdade e da fé + viva

3. Depois os heróis ilustres, cheios de bondade e luz.

vii
deixar-me-ão ir dormir descansado
todos os dias todas as noites sabendo
haver um herói para cada hora santo

viii
talvez nem tanto seja necessário ser
para ascender a uma categoria lenta
onde só se ascende através da lenda

ix
sem que de facto cada acto se conte
da frente para trás da mesma forma
como surge de trás para ir à frente

4. Homenageia, então, os espíritos terrestres e manifesta por eles o devido respeito.

x
como nos dez cantos dos Lusíadas!

5. Honra em seguida a teus pais, e a todos os membros da tua família.

aos filhos da mãe da minha mãe
a quem tiveram por avó
não falte família!

6. Entre os outros, escolhe como amigo o mais sábio e virtuoso.

a ti que me olhas como se fosse teu irmão
pedirei a mão da tua irmã
se alguma vez
vier
a
querer
colher nus frutos dum lar
onde a sabedoria aconteça tendo seu lugar


7. Aproveita seus discursos suaves, e aprende com os atos dele que são úteis e virtuosos.

aproveitarei provar o que aprova
e comer o que prova a
saborear
como é boa companhia
quem discursa suave e soa ave...

8. Mas não afasta teu amigo por um pequeno erro,

não me afastarei por uma falha humana
sendo mais desumano
que o irmão
que
por ser humano
possa ter falhado causando dano
coisa que sei que pode ser sempre engano...

9. Porque o poder é limitado pela necessidade.

poder
eu sei que posso!
porem não sei se posso
ter o poder se não mo derem?...

10. Leva bem a sério o seguinte: Deves enfrentar e vencer as paixões:

a gula
depois da comida

a preguiça
depois de dormir

a luxúria
depois de comer...

1 Comments:

Blogger Cerejinha said...

Bem mais fácil e prazerozo de ler!
:-)

quarta-feira, fevereiro 16, 2005 1:44:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home